Já estamos no verão e infelizmente não dá para começar agora a se exercitar e conseguir um corpo em forma ainda nessa estação. Muito mais que um projeto verão eu defendo um projeto vida saudável, na qual os benefícios vão muito além da estética. Embora não dê mais tempo de conseguir um corpo em forma para o verão você pode começar agora a se exercitar e a construir o corpo dos seus sonhos e nunca mais terá de se preocupar quando a época de praia chegar!
Está de férias? Longe de casa? Não tem problema. Vou mostrar para vocês atividades que podem ser praticadas ao ar livre, seja individualmente ou coletivamente, que mudarão sua visão em torno da pratica de exercício físico. Quando começarem a praticar sentirão o quão prazeroso e instigante é começar a enxergar resultados em seu corpo.
A seguir você encontrará 9 esportes para praticar ao ar livre e seus respectivos benefícios a saúde. Vem se informar
Natação
Nadar pode ajudar a melhorar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. É um ótimo exercício para se praticar no verão pois sempre estamos em contato com a água, afim de nos refrescarmos.
Corrida
Correr ajuda a reduzir o peso corporal, melhora o nível de colesterol, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular, reduz os riscos de infarto, aumenta a massa muscular, melhora a qualidade do sono, proporciona sensação de bem-estar, aumenta a eficiência do metabolismo. É um exercício completo, que trabalha o corpo e a mente.
Para quem esta iniciando esse tipo de atividade é importante começar com caminhadas.
Para aquelas pessoas que já praticam o esporte a algum tempo, correr na areia possibilita uma maior perca calórica. Pode até ser mais desgastante, mas a vista compensa né kkk
Ciclismo
Pedalar aumenta a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz o colesterol e auxilia na perda de peso, melhora o condicionamento físico, possibilita o ganho de força e resistência muscular.
Lembram daquela sensação de liberdade quando o vento batia no nosso rosto enquanto pedalávamos na infância? Que tal voltar a pedalar? Continua sendo divertido e o melhor SAUDÁVEL!
Futebol de praia
O beach soccer aumenta a resistência muscular, principalmente dos membros inferiores, e ainda proporciona trabalho aeróbico pela corrida constante. Quanto mais fofa a areia, mais força e explosão muscular são exigidas nas arrancadas. A areia também diminui o impacto nas articulações e ameniza os movimentos bruscos, o que torna a prática mais segura.
Vôlei de praia
Ao jogar a bola, são trabalhados músculos de braços, ombros e costas. Pernas e bumbum são exigidos durante todo o jogo com saltos, agachamentos e deslocamentos rápidos na areia.
Essa atividade desenvolve reflexos, flexibilidade, impulsão, força, concentração, coordenação motora, noção espacial e melhora a capacidade cardiorrespiratória e tonicidade muscular. Como o deslocamento na areia é mais difícil, as panturrilhas são bastante exigidas.
Frescobol
Todos os esportes realizados ao ar livre, como o frescobol, favorecem o relaxamento psíquico. Essas modalidades auxiliam na diminuição da ansiedade e depressão e na queima calórica. Todos também provocam a liberação de endorfinas, hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo e o equilíbrio mental.
É um bom exercício cardiovascular, pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como braços, ombros e tronco. O praticante desenvolve força, velocidade e coordenação motora de braços e pernas.
O surfe e os recém-chegados slackline e stand up paddle têm como ponto forte trabalhar o equilíbrio e, assim, um conjunto de músculos bastante variado.
Surf
O surf é um treinamento aeróbio e ao mesmo tempo de força, agilidade e equilíbrio, é um excelente exercício cardiovascular e trabalha todos os grupos musculares. O surf também pode lhe ajudar a perder peso, a aliviar o estresse e a melhorar o sono.
Esse esporte eleva a frequência cardíaca do surfista, atuando de forma benéfica para os pulmões e o coração. Quando ele está em pé, na prancha, pode melhorar tonificação das penas e do abdômen, para manter assim o seu equilíbrio.
Stand Up Paddle
Trabalha todo o sistema cardiovascular, tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores, Trabalha o equilíbrio, a força e a postura além do alto gasto calórico. Pode ser praticado em lagos, lagoas, rios e mar.
Para se manter em equilíbrio na prancha sobre a água, o praticante precisa manter suas coxas e abdome contraídos, o que é um ótimo exercício para a tonificação destes músculos – e dos glúteos também. Além disso, ao remar, o indivíduo fortalece toda musculatura relacionada com os ombros (Peitoral, Deltóide, Trapézio entre outros músculos) e ajuda a fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris também.
Slackline
O slackline melhora o equilíbrio e a postura, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação. Toda a parte aeróbica é trabalhada: pernas, cochas, panturrilhas, joelhos e acima de tudo o abdômen. Os braços e o trapézio também são estimulados na ação de se equilibrar, todos os músculos são solicitados e ainda há os estímulos de força, resistência e vibração decorrente da oscilação da fita.
Ao fortalecer a musculatura profunda, as articulações, tendões e ligamentos ficam mais protegidos prevenindo lesões. Com a musculatura profunda mais desenvolvida também torna-se possível realizar movimentos mais amplos e com grande intensidade, como ocorre no pilates.
O fato do esporte ser realizado ao ar livre em parques ou na praia também contribui para a sensação de bem-estar!
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, procure um médico e certifique-se que está apto a praticar. Comece aos poucos e fique ligado nos sinais enviados pelo seu corpo.
Recomenda-se evitar o meio da manhã, quando o sol está mais forte. Independente de horário, no entanto, o filtro solar é fundamental para qualquer pessoa que queira praticar atividades ao ar livre.
Beba muito líquido – água, isotônicos e sucos naturais - para ficar sempre hidratado.
Uma alimentação leve e balanceada é a chave para garantir que o seu corpo vai estar pronto para aproveitar um dia de atividades.
Estão vendo o leque de possibilidades para se praticar exercício físico? A musculação é somente uma delas, o bacana desses esportes listados é a melhoria na parte psicoemocional do praticante mostrando que uma atividade física é acima de tudo um esporte, e todo esporte é prazeroso e te faz bem.!
#adoteumesporte #projetovidasaudavel
Grande beijo.